Pessoas Online

Calendário Semanal

Calendário Semanal

quarta-feira, 12 de março de 2008

Tipos de Softwares

Pra quem sempre quis saber na hora de baixar algum programa o que era shareware, freeware e etc, está ai a explicação:

Para programas Gratuitos:

Freeware: São programas gratuitos, eles não expiram e você pode usá-los livremente sem pagar nada por isso.
Nota: Alguns programas são gratuitos apenas para pessoas físicas ou uso não comercial.

Opensource: São programas gratuitos que possuem o código-fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidades que dedicam seu tempo livre para fazê-lo. Se você for programador, pode modificar o código-fonte dos programas se quiser, desde que mantenha os créditos aos criadores deles. Alguns códigos fontes são distribuídos no site do desenvolvedor
Assim, você pode baixar um programa com essa licença, editá-lo da forma que melhor lhe convir, mas mantendo os créditos originais da versão. Um exemplo, a licença de uso opensource mais popular é a GNU-GPL.

Adware: Também são programas gratuitos, mas trazem publicidade em forma de banners ou links que bancam os custos do desenvolvimento e manutenção do software.
Ou seja, desenvolver um programa tem custos. Para distribuir de graça e não sair no prejuízo, os desenvolvedores buscam 'patrocínio' em empresas maiores, essas pagam (total ou parcial) as despesas com a finalidade de ter uma divulgação de seu produto no software distribuído. Muitos adwares oferecem versões pagas dos programas, sem propaganda, mas a compra neste caso é opcional, você pode ficar com a versão suportada por banners por quanto tempo quiser.
Assim, se quiseres 'livrar-se das propagandas' terás que comprar uma outra versão.


Programas gratuitos para testar:

Demo: Muito encontrado em jogos. Os demos de jogos apresentam apenas algumas fases, missões ou mapas e servem para você 'analisar' se o jogo é de seu interesse para posteriormente comprá-lo (ou não). Demos não expiram. Demos podem ser registrados. Se você quiser comprar o software terá que recorrer a uma loja ou diretamente com o fabricante, caso ele disponibilize do envio de uma versão completa ou libera uma senha pra download da versão completa.

Shareware: Aqueles que após um determinado tempo de uso - este tempo é especificado pelo desenvolvedor - ou número de utilizações, perde parcial ou totalmente suas funcionalidades. Após este período você deve ou desinstalá-lo do computador ou registrá-lo mediante contato e pagamento de uma taxa ao desenvolvedor. Você não é obrigado a comprar o programa depois que esse período acabar, mas no entanto, deverás retirá-lo de seu computador.
Caso registre, terás todas funções liberadas e, dependendo do fabricante e do programa, as atualizações necessárias e suporte técnico.

Trial: É semelhante ao tipo DEMO, mas se aplica a programas. Você pode testar o programa em sua totalidade, com todos os recursos e por quanto tempo quiser, mas geralmente não poderá salvar ou exportar os trabalhos feitos. Para salvar esses trabalhos, necessitarás da versão completa. Deverás, então, ir a uma loja e comprar o box (caixa) do programa, não há opção para registrar o programa.
As funções bloqueadas na versão trial, variam de acordo com o desenvolvedor. Alguns programas Trial permitem que você salve e exporte os trabalhos por um certo tempo, mas após este tempo de uso a única opção é comprar o programa completo ou apagá-lo do computador (neste caso, assemelha-se ao shareware).

Existem ainda dois tipos de licença, muito pouco difundidas, o Postcardware e o StampwareCardware.
Na Postcardware você deve enviar um cartão postal ao desenvolvedor para obter o registro e na StampwareCardware uma carta deve ser enviada ao desenvolvedor para registrar o software.
Dificilmente encontrarás uma dessas licenças.

Fique atento, qualquer licença de programa, mesmo sendo por definição "grátis" não autoriza a reprodução sem autorização do proprietário/desenvolvedor.

Espero que tenham gostado da breve explicação, quaisquer dúvidas, sugestões ou elogios, sintam-se à vontade para comentar.

peguei do blog Nestor07

1 comentários, clique aqui e comente também:

Anônimo disse...

vai toma no cu